Région Sud-Est

Région Sud-Est


 



A região Provence-Alpes-Côte d´Azur (PACA) designa o sudeste da França, ela inclue uma parte dos Alpes, o sul do vale do rio Rhône até Marseille, o litoral Mediterrâneo e a Córsega. O conjunto é chamado de Midi, evocando o sol, as férias, a beleza das paisagens variadas. Os grandes polos industriais são presentes no vale do rio Rhône aos redores de Lyon

Os romanos colonizaram a Provence bem antes do resto da Gália. Numerosos vestígios dessa época ainda são visíveis, principalmente no Languedoc-Roussillon : A ponte do Gar, as arenas de Arles, o teatro antigo de Orange, a casa quadrada de Nîmes.

Território da língua occitana et dos trovadores, a região sempre atraiu numerosos artistas e pintores como Van Gogh que ficou 15 meses em Arles onde encontrou a inspiração  para mais de 200 telas, entre elas os famosos girassóis.


---


A Provence é marcada por paisagens escarpados onde dominam as espetaculares “Gorges du Verdon”. Mais no sul. O rio Rhône se joga no mar e forma um delta no meio do qual se encontra a Camargue, região de pântanos onde é cultivado arroz, sal e onde se vê flamingos e cavalos selvagens.

O porto de marseille é uma vasta abertura sobre o mediterrâneo. A época medieval é presente, notadamente com o palácio dos Papas em Avignon que foi a sede papal do século 14. 


A côte d´azur, chamada também Riviera, herdou o nome da cor do mar que a banha. Ela atrai milhões de turistas todos os anos.
A Corse, com o apelido de “ Ilha da Beleza, é uma ilha montanhosa situada à 160 km do litoral.
---


As Alpes que tem o "Mont Blanc" (4807m) como topo, formam uma fronteira natural entre a Itália, a Suíça e a França. Mas essas altas montanhas não impedirem nem a passagem dos homens, nem das comunicações.

As cidades principais são Grenoble e Annecy. A região é conhecida para a prática dos esportes invernais e oferece belas caminhadas nos parques naturais, como da Vanoise.

O vale do Rhône começa em Lyon, terceira cidade da França. Com mais de 1 milhão de habitantes, a cidade na sua arquitetura urbana parece um pouco Paris. Antiga capital da Galha romana, Lyon ficou muito tempo um importante centro comercial e industrial entre o Sul e Norte.

É lá que foram desenvolvidas as primeiras impressoras do renascimento e nessa época começou a indústria da seda, importada da Itália, para se tornar uma das fontes das riquezas da cidade. 

0 comentários:

Postar um comentário