Région Est

Région Est

 



Borgonha foi uma província da França até 1790. É hoje uma região administrativa francesa que engloba os departamentos de Côte-d'Or, Nièvre, Saône-et-Loire e Yonne. 

A região francesa da Bourgogne guarda sua herança histórica e arquitetônica visível em suas cidades, castelos, igrejas e abadias. As abadias mais importantes datam da Idade Média, como de Fontenay e Cluny.

A Bourgogne é reputada pela variedade e excelente qualidade de seus vinhos e a gastronomia. A bela capital da Bourgogne, Dijon, não é detentora apenas da receita da famosa mostarda mas principalmente de um rico patrimônio histórico e artístico. 

Os hospícios de Beaune é um antigo estabelecimento hospitalar do século XV que se torno um museu. Um grande leilão, das garrafas de vinho produzidas nas terras do hospício, perpetua uma tradição secular que tinha o objetivo de arrecadar fundo para sustentar o hospital.

A Franche-Comté é uma pequena região administrativa, ocupando 3% do território francês e reagrupa quatro departamentos o Doubs, Haute-Saône, Jura e o território de Belfort. A capital da Província é a cidade de Besançon, que dista 405 km de Paris e 195 km de Lyon.

A especialidade principal é um queijo chamado Comté, feito apenas com leite de vaca da raça Montbeliard em Franche-Comté. Mas tambem são produizidos excelentes vinhos tintos, como o Arbois, vinhos brancos e amarelos, como o Château-Chalon que pode envelhecer até 100 anos.

---

A Alsace é uma região administrativa da França, localizada a leste do país, junto às fronteiras alemã e suíça. Sua capital e maior cidade é Estrasburgo. Ela engloba os departamentos do Haut-Rhin ao sul, e Bas-Rhin ao norte . A região tem diversas florestas, principalmente nos Vosges. Há pouca precipitação pluviométrica devido à proteção dos Vosges. A cidade de Colmar tem um microclima ensolarado: é a segunda cidade mais seca da França depois de Perpignan.

Historicamente, a região passou da França para a Alemanha diversas vezes, resultando em uma rica mistura cultural. Além disso, era ponto de passagem para os deslocamentos humanos desde antes da Idade Média, tendo recebido inúmeras contribuições culturais.

O dialeto alemão local é o alsaciano, em francês alsacien, reconhecido como língua da França. Quando a Alsace estava sob controle da Alemanha, o uso da língua alemã era obrigatório. O símbolo da Alsácia é a cegonha, pássaro que, segundo as histórias contadas às crianças, trazia os bebês às famílias.

A cozinha alsaciana, fortemente influenciada pela tradição culinária alemã, caracteriza-se pelo uso do porco em vários pratos. A lista de pratos tradicionais inclui baeckeoffe, tartes flambées (flammekueche), choucroute. Região vinícola por excelência, seus vinhos são principalmente brancos, produzindo alguns dos mais notáveis Rieslings secos do mundo. A Alsace é também a maior produtora de cerveja da França, graças principalmente às cervejarias na região de Estrasburgo.

O parlamento europeu tem sua sede em Estrasburgo. Ele é a expressão democrática de 500 milhões de cidadãos europeus, constituindo assim a Assembleia eleita nos termos dos Tratados, do Ato de 20 de Setembro de 1976.

0 comentários:

Postar um comentário