O Norte é a região francesa a mais setentrional, rodeada pela Bélgica no este, pelo canal da Mancha no oeste e pelo Mar do Norte.
Durante um longo tempo desmoralizada, marcada pela crise industrial da década de 70, a imagem do Norte melhorou no início dos anos 90. Onde foi taxada antigamente de "inferno do Norte", hoje em dia é elogiado a qualidade de vida e o dinamismo reencontrado de uma região que conseguiu organizar sua retomada econômica.
A capital, Lille, desenvolveu um centro de negócios que acompanhou em 1993 o TGV (trem de alta velocidade). A cidade é agora inteiramente consagrada ao turismo de fim de semana para os parisienses, bruxelenses ou britânicos. Bairros como o "Velho Lille", atualmente muito procurado, ganharam uma nova vida. Em 2004, Lille foi capital europeia da cultura. Em paralelo, Valenciennes renovou seu museu de Belas Artes. Além disso, o filme "A riviera não é aqui", lançado em 2008 e recorde de entradas no cinema, contribui para uma imagem mais positiva do Norte.
A alegria e simpatia do povo se vê nas manifestações do carnaval, o mais famoso é da cidade de Dunkerque. Símbolo das festas populares, os gigantes ocupam um lugar de destaco do patrimônio cultural do Norte. Eles participam dos grandes eventos das suas cidades.
0 comentários:
Postar um comentário